Benefícios
PIS/PASEP: Como saber se tenho direito e sacar?
Existem dúvidas e mais dúvidas à cerca do PIS/PASEP! Confira agora como solucionar todas elas com nossas explicações.
Anúncios
Veja mais sobre os seus direitos com PIS/PASEP!
Para que você possa sempre exercer os seus direitos, é necessário entender melhor como funciona o PIS/PASEP. Na parte anterior, você pode entender para que serve e o que são estes abonos. No entanto, agora você poderá verificar se tem direito.
Nós já te falamos tudo o que dá direito ao PIS/PASEP. No entanto, você sabia que é possível conferir isso diretamente no site do governo? Pois é, as coisas podem ser ainda mais facilitadas para que você perceba de uma vez por todas.
Não é necessário quebrar a cabeça com mil e um métodos diferentes. De uma vez por todas, você conseguirá descobrir se se adequa a esses abonos ou não. Continue a leitura e verifique tudo o que temos a te mostrar.
Como saber se tenho direito ao PIS?
Para saber se você tem direito ao PIS, basta seguir o passo a passo abaixo, em que vamos te explicar detalhadamente:
- Clique em consultar pagamento entrando no site da Caixa (CEF);
- Caso você prefira, poderá baixar o aplicativo do caixa trabalhador;
- Além disso, é possível se dirigir até um dos postos superintendência regional do trabalho;
- Pelo telefone na central de atendimento também é possível ou na central do Ministério do Trabalho.
Você será redirecionado a outro site
Como saber se tenho direito ao PASEP?
Caso você seja da iniciativa privada para saber se tem direito ao PASEP, basta seguir o nosso passo a passo:
- Você poderá se dirigir até um dos postos da superintendência regional do trabalho;
- Ou você poderá ligar aos telefones de atendimento do Banco do Brasil e perguntar diretamente ao atendente.
Algum parente meu já faleceu, posso sacar o PIS/PASEP?
Se você tem algum parente que faleceu, também pode obter o benefício da pessoa. Caso você seja herdeiro, você pode sacar a qualquer momento, mas deverá ser uma pessoa herdeira de verdade. Ainda assim, deverá seguir o calendário do governo.
Veja agora quais documentos você necessita para sacar o PIS ou Pasep de um falecido:
- Documento de identificação do herdeiro;
- Certidão de óbito do beneficiário;
- Número do PIS/PASEP do falecido;
- Um dos documentos a seguir, que comprovem a relação de vínculo com o titular*
* Existem vários documentos que comprovam a relação de vínculo com o titular do benefício. Então, um deles é a certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo próprio INSS.
Outro deles é para os servidores públicos, que podem ter um atestado fornecido diretamente pelo empregador do trabalho. No entanto, caso a pessoa antes de falecer tenha deixado um alvará designando um sucessor ou representante legal, basta levar o documento que identifica isso.
Sendo assim, através de uma formal de partilha, também é possível descobrir todos esses aspectos. Fora que uma declaração dos dependentes ou sucessores por escrito, de comum acordo, também pode ser utilizada.
Como sacar o dinheiro do PIS/PASEP
É ainda muito importante que você saiba como sacar o seu dinheiro de acordo com o calendário do ano. Para que você possa sacar esse dinheiro, é necessário seguir um passo a passo.
Depois que você descobriu que tem o benefício, ainda precisa descobrir como fará para beneficiar-se dele. Os pagamentos poderão ser solicitados a partir de certo dia, que será divulgado pelo governo em 2023.
O saque pode ser tanto virtual quanto presencial, mas, caso seja presencial, deverá ser dentro de uma das unidades de atendimento do Ministério do trabalho e previdência. A partir do próprio site do governo, é possível verificar todas essas coisas.
Sendo assim, se dirigindo à unidade de atendimento, você deverá ser bem explícito com o que deseja. Então poderá pedir a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor a CEF ou até mesmo ao Banco do Brasil!
Você também consegue pedir através do próprio e-mail, mandando uma mensagem diretamente. Além disso, é possível solicitar pelo telefone ou ligando diretamente para as instituições bancárias que cuidam deste assunto.
Qual a diferença entre cotas do fundo e abono salarial do PIS/PASEP?
É comum que as pessoas confundam esses dois termos, apesar de serem bastante diferentes e aparecerem muito dentro do mundo do PIS e Pasep. Quando você faz parte do abono, existem duas formas diferentes de receber o seu dinheiro.
Em uma delas, você pode receber anualmente o seu valor. No entanto, caso prefira, poderá receber de uma vez. Ou seja, é pago uma vez na vida do trabalhador. No entanto, existem regras para o resgate, como todos os outros.
Por isso nós vamos esclarecer isso, assim você poderá saber mais sobre como funciona cada modalidade!
Cotas do fundo PIS/PASEP
Caso você seja cotista de qualquer idade desde 1971 a 1988, terá direito a este saque, que acontece uma vez na vida. No entanto, isso é apenas para as pessoas que começaram a trabalhar antes da Constituição de 1988. Portanto, você necessita ter começado a contribuir nessa época.
Só que agora, com a nova Constituição, esse pagamento é feito totalmente diferente. Por isso é anualmente. Ou seja, deixa de ser uma vez na vida para ser anual, portanto, você precisa verificar se se enquadra em qual dos casos.
De qualquer das formas, caso o cotista faleça, todos os herdeiros poderão ter direito as suas partes! Tendo todos os documentos que nós explicamos acima, você herdeiro, poderá sacar todo o dinheiro.
Abono salarial do PIS/PASEP
Já o abono salarial já faz parte dos critérios atuais em que explicamos durante todos esses artigos. O valor é anual, é normalmente, corresponde a um salário mínimo do ano vigente.
No entanto, é preciso que o beneficiário tenha correspondido a todas as regras que são definidas pelo governo previamente. Sendo assim, aproveite o seu benefício se for devido!
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender tudo acerca do PIS e Pasep. Desde já pedimos que você compartilhe com todos os seus amigos para que eles também possam ficar informados acerca das novidades.
Se você deseja ver outro artigo interessante sobre abonos e programas do governo, basta clicar no botão abaixo. Assim você estará sempre informado sobre todos os benefícios que estarão a seu alcance.
Benefícios Governamentais
Veja qual benefício pode ser o melhor para você!
Em Alta
Concurso público vale a pena? Veja mais!
Quer saber se o concurso público vale a pena? Continue a leitura e veja todas as informações que separamos para você!
Continue lendoRecolocação profissional: O que é e como fazer?
Veja como fazer a recolocação profissional e o que ela tem de tão importante dentro da sua vida corporativa cotidiana!
Continue lendoMais vantagens do cartão Saraiva
Entenda melhor o que é o cartão de crédito Saraiva e como ele vem ajudando milhares de pessoas a conseguirem as suas próprias facilidades.
Continue lendoVocê também pode gostar
Inscrever no CadÚnico: Tenha benefícios garantidos!
Agora que você já está bem-informado acerca do programa, é necessário aprender a se inscrever no CadÚnico! Veja como:
Continue lendoConcurso Público: Como aplicar e participar?
Vai fazer um concurso público? Então confira nesse artigo como participar de cada uma das etapas da seleção!
Continue lendoComo ser aprovado em concursos públicos?
Os concursos públicos são muito famosos pelos seus salários, benefícios e estabilidade. Para saber mais sobre eles, clique aqui.
Continue lendo