Emprego
Jovem aprendiz: saiba mais sobre esse programa
Um jovem aprendiz é um estudante entre 14 e 24 anos que inicia em uma empresa em busca da primeira colocação profissional. Saiba mais aqui.
Anúncios
Como o próprio nome sugere, um jovem aprendiz é uma pessoa jovem, que deseja ingressar no mercado de trabalho e aprender na prática a profissão que quer seguir.
Por mais que não pareça, há um baixo número de jovens atuando em empresas.
De acordo com O Globo, atualmente há somente 460 mil jovens aprendizes no Brasil.
Se você acha que esse número é alto, lembre-se que existe uma média de 6 milhões de empresas operando no Brasil, sendo que 100 mil são companhias de grande porte, segundo a Private Company Services.
Pensando nisso, para aumentar a presença da mão de obra jovem nas empresas, foi criada uma lei que obriga as companhias de médio e grande porte a contratar pessoas de 14 a 24 anos. Essa é a Lei do Aprendiz.
Ainda segundo ela, só é permitido que um jovem aprendiz ingresse na empresa desde que o trabalho não atrapalhe suas atividades acadêmicas.
Inclusive o próprio governo do Estado recruta estudantes para exercer funções em órgãos públicos como prefeituras, gabinetes de governadores, escolas estaduais etc.
Se você quer saber mais sobre o trabalho de jovem aprendiz, confira o conteúdo exclusivo que preparamos a seguir.
O que é um jovem aprendiz?
Um jovem aprendiz, conforme falamos acima, é uma pessoa de 14 a 24 anos que atua em uma empresa sob a Lei do Aprendiz.
Essa lei torna obrigatória a contratação desses jovens em empresas de médio e grande porte, sendo obrigatório a presença de 5% a 15% nas organizações. A ideia do programa é que, por meio desta lei, haja uma maior inclusão de jovens nas companhias.
O jovem aprendiz pode atuar em diferentes áreas, porém é mais comum que ele atue nas administrativas.
Essa é uma forma de incentivar desde cedo o desenvolvimento de competências e habilidades do jovem. Dessa forma, ele poderá atuar de forma efetiva nas empresas futuramente.
Levando em conta a faixa etária que o programa abrange, e que a maioria deles ainda estudam, a carga de trabalho é de normalmente 4 horas diárias.
Mas, existem alguns programas que têm a carga horária de 6 horas diárias.
Segundo a Lei do Aprendiz, o jovem precisará realizar um curso preparatório para o mercado de trabalho. Para isso, a empresa cede um dia útil do jovem.
O contrato desse profissional pode ter duração de até 2 anos e, em sua maioria, os dias trabalhados são de segunda a sexta-feira.
Devido a obrigatoriedade imposta pela lei, as empresas como Americanas, Magazine Luiza, alguns bancos, estão investindo em Programas de Jovens Aprendizes para trazer ao mercado de trabalho jovens talentos.
O Programa de Jovem Aprendiz também traz muitos benefícios para as empresas.
Isso porque é uma excelente oportunidade de moldar profissionais conforme a cultura organizacional da companhia, permitindo chegarem a programas de estágio e trainee ou até mesmo uma possível efetivação.
Direito do jovem aprendiz
Quer saber quais são os direitos de um jovem aprendiz e o salário médio?
Em Alta
Como ganhar dinheiro na internet? Top dicas!
Quer ganhar dinheiro na internet agora? Continue a leitura e veja todas as nossas dicas para que você finalmente aprenda as nossas táticas.
Continue lendoFaculdade EAD – Entenda tudo sobre a faculdade EAD
Por acaso você conhece a faculdade ead e a metodologia utilizada por elas? Não deixe de ler nosso artigo e entender tudo sobre o tema.
Continue lendoSolicite agora o cartão de crédito Compre Bem Itaú
Descubra todas as vantagens e benefícios do cartão Compre Bem Itaú e não perca mais tempo, solicite o seu agora mesmo!
Continue lendoVocê também pode gostar
Cadastro Único: Veja como fazer a sua inscrição e tenha benefícios!
Diversos benefícios do governo são disponibilizados através do Cadastro Único. Aprenda a fazer o seu registro!
Continue lendoConheça agora o cartão de crédito BV Visa Livre
Não deixe de conhecer o cartão BV Visa Livre um dos melhores do mercado e prontos a suprir todas as suas necessidades.
Continue lendoLinkedIn: ¿Qué es y por qué deberías estar en esta red?
¿Aún no estás en LinkedIn? Si buscas crecer profesionalmente, LinkedIn es la red donde debes estar. Te contamos por qué.
Continue lendo